NBI™ e Inteligência
Emocional


Em nossas soluções de assessment e executive coaching utilizamos o Neethling Brain Instrument (NBI™), ferramenta que possibilita uma avaliação em profundidade das preferências cognitivas de executivos e executivas. O NBI™ identifica o modelo mental do líder, mostrando suas estratégias de raciocínio e a inteligência emocional envolvida em decisões pessoais e profissionais.

Pesquisas demonstram que raciocínio lógico, avaliação crítica e processos de decisão dependem de nossas capacidades cognitivas e afetivas. Inteligência cognitiva e emocional são importantes para que o executivo atinja a eficiência em performance e desenvolva com habilidade relacionamentos nos vários níveis da organização.

O modelo NBI™ já foi aplicado em mais de um milhão de usuários globalmente e tem produzido importantes resultados. Melhoria em relacionamentos, performance, criatividade, inovação, liderança, comunicação, tomada de decisão e colaboração são alguns dos benefícios identificados no âmbito individual, de equipes e organizações.


Meus
4 quadrantes
do cérebro

Meus 4 quadrantes do cérebro

O Perfil Geral do NBI para Adultos identifica preferências de raciocínio de cada indivíduo. Ter uma visão mais aprofundada sobre a forma de como preferimos pensar nos torna mais atentos e sensíveis às preferências dos outros.

Desenvolver melhores relacionamentos, fazer contribuições mais dinâmicas para sua equipe e tomar decisões seguras e relevantes, são algumas das vantagens de entender seu próprio perfil de pensamento. Fazer escolhas certas em relação à carreira e ao trabalho, ou determinar os tópicos ou materiais de estudo, podem eventualmente levar o indivíduo a ter uma vida pessoal e profissional mais produtiva e completa.

Como o foco está nas preferências de raciocínio, o resultado final não é bom ou ruim, nem certo ou errado. O Perfil Geral do NBI para Adultos é uma análise descritiva e objetiva das escolhas reflexivas do indivíduo, sendo que nenhum perfil é melhor ou pior do que o outro. Pelo contrário, o relatório oferece uma descrição das preferências de raciocínio do indivíduo e faz recomendações baseadas nelas. O Perfil Geral do NBI para Adultos mensura as preferências. Portanto, é possível que um indivíduo possa ter uma preferência muito alta por ordem, planejamento e organização, mas nunca teve a oportunidade de desenvolver habilidades para planejar e organizar. A recomendação, nesse caso, seria que como há interesse nessa área, as habilidades que baseiam esse interesse devem ser desenvolvidas para que o indivíduo seja efetivo em uma certa carreira.

Por outro lado, é possível que uma pessoa tenha excelentes competências para ser bancário, mas uma preferência muito baixa (o que poderia levar à rejeição) por processos associados a esse tipo de trabalho. Assim, o indivíduo não consegue sustentar a paixão e a energia necessárias para ser feliz e produtivo no setor financeiro. O perfil não somente indica áreas dominantes e de alta preferência, como também indica e explica os quadrantes de preferência médios e baixos.

É possível ter alta preferência em dois quadrantes contrastantes, ex.: R1 e L2. Isso significa que você tem alta preferência nos quadrantes contrastantes superior-direito e inferior-esquerdo. Dessa maneira, você alterna entre uma preferência por mudanças e entusiasmo de um lado, e segurança e tradição de outro. Lembre-se, uma preferência alta em um quadrante não significa sempre que você terá preferências igualmente altas para todos os processos.

É importante notar que a pontuação total de todos os perfis é de 300. Os resultados são categorizados da seguinte maneira:

95+Altíssima preferência

80-94Alta preferência

65-79Média preferência

50-64Baixa preferência

-50Baixíssima preferência

Por favor, note que o perfil individual deve ser sempre avaliado em categorias e não de acordo com a pontuação exata.

L1 - Preferências Gerais

Precisão, ir a fundo em um problema, exatidão, foco, raciocínio, baseado em fatos concretos, objetividade, informação sem significados ocultos, pensamento crítico, seriedade - para não cometer erros, orientado para objetivos, coisas reais, fatos e informações racionais são de fundamental importância, memória factual tende a ter prioridade.

Assuntos gerais e escolhas de carreira: Temas relacionados a fatos concretos, contabilidade, matemática, economia, ciências, química, áreas técnicas, áreas de tecnologia da informação (programação, resolução de problemas), análise de negócios, algumas matérias de direito. Programas específicos de engenharia, cursos médicos (clínicos gerais, cirurgiões, investigação médica, odontologia), atuárias, datilógrafos, detetives, pesquisa de mercado, análise de sistemas, ciências da vida selvagem.

-

L2 - Preferências Gerais

Planejamento, aplicação prática, organização, prontidão, disciplina, dedicação, abordagem passo a passo, detalhes, operações, limpeza, tradição, procedimentos de rotina, normas e regulamentos, estrutura, ortodoxos, prefere seguir orientações.

Assuntos gerais e escolhas de carreira: Contabilidade, secretariado, administração, ensino e supervisão, polícia e carreiras militares, ciências específicas como estudos de biologia e veterinária, determinadas carreiras médicas e paramédicas, incluindo enfermagem e terapia. Aspectos de gestão relativos ao planejamento, estruturação e sistemas de controle.

-

R1 - Preferências Gerais

Busca por alternativas, prefere a visão geral e não o detalhe, intuição, ideias, estratégia, síntese, integração, risco, agito, se entedia rapidamente, experimentação, diversidade, confortável com o caos, fantasia, surpresas, associações.

Assuntos gerais e escolhas de carreira: Cursos menos estruturados, tais como design, publicidade, disciplinas multidimensionais. Cursos de negócios que incluem a criação de cenário, planejamento estratégico, gestão e desenvolvimento pessoal, empreendedorismo. Vendas diretas e marketing, novos projetos, pioneirismo, geração de ideais e conceitos. Algumas carreiras médicas como pediatria e psiquiatria.

-

R2 - Preferências Gerais

Sentir-se orientado, empatia, relações sociais, meio ambiente, interação, intuição para com pessoas, busca por cooperação, atmosfera de cuidado, linguagem corporal, toque, paixão, comunicação, ouvir, ambientação.

Assuntos gerais e escolhas de carreira: Ciências sociais, psicologia, aconselhamento, certas categorias de linguagem, jornalismo. Marketing com foco em pessoas, vendas diretas e varejo, hotelaria, ensino e treinamento, consultoria. Carreiras de serviços, serviço social, enfermagem, terapia. Áreas relativas à gestão de pessoas e trabalho em equipe.


Minhas 8
dimensões
do cérebro

Os resultados ao lado
indicam suas pontuações
percentuais em cada
quadrante. Por exemplo:
Se no quadrante L1 você
pontuar 80% REALISTA
e 20% ANALISTA, isso
quer dizer que você
prefere ser realista
80% do tempo e
analítico 20% do tempo.

Minhas 8 dimensões do cérebro

Os resultados ao lado indicam suas pontuações percentuais em cada quadrante. Por exemplo: Se no quadrante L1 você pontuar 80% REALISTA e 20% ANALISTA, isso quer dizer que você prefere ser realista 80% do tempo e analítico 20% do tempo.


Informações das 8 Dimensões sobre os diferentes quadrantes

L1

Realista

Você prefere clareza de raciocínio e informações concretas. Você prefere ter foco em objetivos/metas e resultados sem distrações. Para você, resultados devem ser definidos claramente e, de preferência, de forma tangível, e as diretrizes em relação aos objetivos devem ser específicos e sem confusão. Você prefere pesar os prós e contras para ter um entendimento claro das consequências.

L1

Analista

Você prefere buscar a essência das coisas em que está envolvido e ir a fundo para atingir resultados. Você prefere ligar, quantificar e mesurar. Você prefere ter certeza. Portanto, prefere calcular, provar, pesquisar e examinar condições e circunstâncias antes de proceder. Você gosta de provas sólidas e, assim, prefere consultar, questionar e investigar antes de começar algo.

L2

Preservador

Você prefere circunstâncias em que tradições, métodos e práticas são comprovados, seguidos e respeitados. Também prefere circunstâncias em que regras e regulamentos estejam em seu devido lugar, assim você poderá trabalhar de uma maneira metódica e cautelosa. Você prefere um ambiente organizado, seguro e estável, e também gosta de trabalhar com pessoas habilidosas, leais e confiáveis.

L2

Organizador

Você prefere planejar, organizar e providenciar coisas. Sua abordagem é ordenada, detalhada e sistemática. Você é um implementador e gosta de colocar coisas em ação e de estar envolvido nelas. Você gosta de trabalhar de acordo com um cronograma ou lista de afazeres para administrar e supervisionar tarefas. Perseverança, eficácia e utilidade são suas grandes prioridades.

R2

Socializador

Você gosta de pessoas e de trabalhar em grupos, ou passar o tempo livre na companhia de outros. Prefere estar rodeado por pessoas e fazer parte de reuniões e multidões. Você também faz de tudo para reunir pessoas, no trabalho ou quando está se divertindo. Você prefere compartilhar informações, chegar a um consenso e encorajar outros a compartilharem suas ideias. Você gosta de socializar e pode ser extrovertido e enérgico na companhia de outros.

R2

Empático

Você prefere apoiar, ajudar e entrar em contato com outros. Você prefere interagir por meio de atitudes gentis, sensíveis e discretas, e considera a intuição. Você também gosta de encorajar outros a atingirem seus objetivos. Você prioriza um ambiente positivo, otimista e acolhedor. Você pode não ter muitos amigos, mas valoriza o companheirismo de um pequeno grupo de amigos e da família, e tende a colocar as necessidades deles acima das próprias.

R1

Estrategista

Você prefere conectar o passado ao futuro e ter uma visão geral das coisas e circunstâncias, até mesmo para fazer previsões e estimativas sobre o futuro. Enquanto planeja e cria seu futuro, você prefere desafios e perguntar “Por quê?” Você prefere considerar uma variedade de possibilidades e não se preocupar com riscos quando está envolvido em desenhar tendências de futuro. Você gosta de preencher os gaps entre as possibilidades do presente e do futuro.

R1

Imaginador

Você prefere pensar visualizando e usar metáforas e imagens para descrever experiências. Também faz desenhos e rabiscos quando ouve alguém falar. Frequentemente brinca com ideias impossíveis e gosta de sonhar acordado, fantasiar e pensar além do senso comum. Você gosta de refletir e meditar, geralmente não é sistemático (até caótico) e gosta de fazer as coisas “do seu jeito”. Sempre descobre novas ideias de maneiras diferentes e gosta de nutrir as que podem ser consideradas “estranhas”.